Pages - Menu

A Farsa de Inês Pereira - Adaptação

 Uma parte do nosso projeto de literatura envolve uma adaptação da peça A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, escrita pelos próprios alunos. O propósito dessa atividade é fazê-los estudar a obra e lê-la criticamente, não só para entretenimento, mas com a consciência de que a reescreverão à partir daquilo que compreenderam. Por esse motivo a atividade não é só um exercício de compreensão, pois é impossível que vários alunos entendam exatamente a mesma coisa de um dado texto. A grande ideia dessa etapa do projeto e dar espaço para que os alunos reescrevam as peças da maneira como a compreenderam, e logo em seguida compartilhem com os demais alunos para que vejam quantas maneiras possíveis de interpretação existem.
 Uma adaptação muito bacana da peça é a escrita por André Gonçalves. Faz uso de rimas e tem uma linguagem mais clara e com um vocabulário mais atual. Seria legal propor aos alunos a leitura da adaptação para que fossem tendo ideias de como adaptar, de como interpretar determinada fala, de como trabalhar com um texto com uma linguagem tão distante da deles próprios e etc. Podem utilizar humor da atualidade (desde que não fuja da temática da peça), e o uso de gírias representaria muito do cotidiano deles no texto em produção, portanto seria um recurso viável.

 *Clique aqui para baixar a adaptação feita por André Gonçalves.

Um comentário:

  1. Nosso projeto será trabalhar a Literatura Portuguesa através das redes sociais levando nossos alunos a se interessarem pelo passado de glória na literatura portuguesa que tanto contribuiu para o mundo moderno. Incentivando-os a buscar no passado o romance, a poesia, a beleza e a nobreza dos nossos Mestres escritores.
    Escolhemos a Farsa de Inês Pereira e temos certeza que nossos jovens criativos saberão muito bem intertextualizar e não só conhecer.
    Certamente será uma viagem ao passado que despertará nossos alunos para a poesia... Aprenderão a gostar de literatura e com extraordinária rapidez que se comunicam em redes surgirão novos talentos escondidos pelos "Facebook" da vida.
    Por ser um meio que facilita as pesquisas nossos jovens com os nossos velhos poetas português farão coisas incríveis... Surgirão nossos novos talentos, cremos assim porque, ainda que milênios e milênios se passem ou se tenham que passar, a linguagem que predomina pelos séculos ainda é a do Amor...E Amor é o que não falta em todo poeta seja ele contemporâneo ou moderno.
    Poeta sempre será "POESIA" e poesia é como o ABC...Não envelhecerá nunca e nunca poderá ser deixada de lado.
    Beijos e até a próxima vez!
    Maria de Fátima O.C.Moraes 3° semestre de Letras - UNIP

    ResponderExcluir

Palavras de baixo calão, desrespeitosas ou preconceituosas não serão aceitas e o comentário será deletado.