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PRÁTICA DE ENSINO – 8º SEMESTRE – 2018 – PROFa. SOLANGE

Agnaldo Paiva do Nascimento - RA C75HFB-3
Andréia Santos - RA C599BH-5
Aniele Rocha Macedo - RA C50DHD-2
Nathalia Marques - RA C582FI-2
Taís Maria Bezerra Leite - RA C66169-4
Tayná Trombin - RA C655DC-6

A Estética da Diferença e o Ensino das Literaturas de Língua Inglesa – Resenha 1
O artigo retrata a relação entre diferença e estética da literatura, mostrando que existe uma diferença estética em obras literárias, causada pela pluralização cultural, em especial existente nas diferentes colônias de língua inglesa.
Festino (2014) disserta sobre como a literatura sempre foi utilizada por altas classes sociais para controlar as classes mais baixas de sua sociedade, e para colonizar novos povos.
A autoridade de definir o valor literário de uma obra, sempre pertenceu às elites, sociais e acadêmicas, que definiam como cânones as obras que seguiam um padrão estético que retratassem a sociedade da forma como essa alta classe considerava correta. O artigo fala sobre a ideologia por trás da estética, e como podemos ver no trecho “esse tipo de ideologia se manifesta no fato de prestigiar um panteão de escritores, homens, brancos e euro-americanos, nunca sujeito a mudanças”, não era apenas a visão social representada na obra que definia seu valor social, a quem a obra era atribuída já definia certa relevância estética.
Para esta clássica elite, social, econômica e política, sua cultura era, e ainda é considerada assim, superior a qualquer manifestação artística de outros povos, com outras culturas.
E se a literatura, bem como outras manifestações artísticas, têm como uma das principais funções narrar as histórias e as crenças de seu povo e contar sobre sua cultura, é necessário valorizar essas obras e olhar para elas como uma estética diferente, não uma estética menosprezada, apenas uma forma diferente de uma sociedade diferente, que não segue e nem deve seguir os padrões definidos por alguém, principalmente sendo esse alguém de fora dessa sociedade, que não possua a capacidade de compreender a diferença, não apenas entre estéticas literárias, mas a de uma cultura, política, crenças e valores completamente diferentes.
Em um contexto de globalização, é fundamental entender as diferentes visões de mundo, e pluralidade cultural existentes na civilização mundial, para que seja ensinado, através da literatura, no conceito de diversas literaturas de língua inglesa, para que haja uma compreensão das diferentes narrativas de diferentes povos, e possamos olhar para o outro, não como inferior, mas como diferente.






A Estética da Diferença e o Ensino das Literaturas de Língua Inglesa – Resenha 2
O artigo estabelece uma distinção entre estética e diferença. Temos a definição de estética, aqui resumida, como universal, e a de diferença como local/situada. Esses dois conceitos se aplicam às literaturas de língua inglesa e à inclusão não somente de suas narrativas canônicas, mas também das narrativas das culturas pós-coloniais que hoje carregam a língua inglesa em comum, mas uma cultura própria em distinção.
O artigo também faz uma distinção do Outro, citando que "o Outro não é um inimigo, mas aquele cuja cultura marca os limites da nossa e ajuda-nos a refletir sobre a própria cultura ao mesmo tempo em que contribui para nos libertar dos tabus da nossa sociedade." (p. 315).
Eagleton (1990, p. 25) aponta que a estética não é única e desinteressada, pois subjuga as massas e quer se impor, enquanto Freitas Caton, por outro lado (2002, p. 280), nos diz que é uma prática comunitária. Quanto à estética, Ickstad (2002, p. 265) aponta que esta é instável e está em constante transformação.
Levando em conta que o objetivo da estética da diferença é "o amor do outro por meio de apreciação de formas diferentes" e que o literário é um conceito plural e dos valores de um povo, podemos concluir que não é porque se entende literatura inglesa que será possível entender qualquer outra literatura da língua inglesa, pois cada uma tem suas peculiaridades e características, ou seja, sua estética. Como exemplo disso, é citado no artigo o fato de o romance inglês ser social e o russo ser psicológico, e as narrativas dos dalits na Índia não terem valor literário para as castas superiores.
Somos submetidos a estudos de literaturas de língua inglesa estruturados por uma hierarquia e por uma relação de poder, onde nos são apresentadas obras cânones e nos são omitidas as obras de culturas de ex-colônias, quando o ensino de literaturas de língua inglesa deveria, na verdade, abranger toda a extensão das culturas de língua inglesa, pois a estética é uma prática de inclusão.
Para concluir, é trabalho do professor de língua inglesa se inteirar com as diferentes epistemologias estéticas e com diferentes sistemas culturais para não desqualificar o texto do Outro. Dessa forma, deve-se ensinar a diferença não somente pelas condições literárias, mas também pelas culturais, sociais e políticas, pois, como afirma Damrosk, devemos ler um texto considerando o contexto em que este foi produzido. O professor também deve ter em mente que o diferente pode ser ele ou qualquer outro, dependendo do ângulo em que se olha, e que a diferença é um processo de significação que varia de acordo com o contexto cultural e com as pessoas envolvidas em sua relação de poder.

ROTEIRO PLANO DE AULA – AULA DE INGLÊS/LITERATURA - MITOLOGIA GREGA EM INGLÊS
Aula dirigida ao 1º ano do ENSINO MÉDIO;
Leitura do livro – Percy Jackson e os Olimpianos. (A primeira bronca que o leitor mais clássico pode ter com a série Percy Jackson e os Olimpianos, do norte-americano Rick Riordan, é a mudança do Monte Olimpo, a morada dos deuses, da Grécia antiga para o Empire States, no coração de Nova York – EUA. Mas a cara amarrada se desfaz em poucas páginas. Primeiro porque a explicação do autor para a licença poética e geográfica é bastante lógica. E, em segundo lugar, porque a série é bem construída e verossímil em todos os outros aspectos da mitologia grega.  Sem contar que as histórias são criativas e muito divertidas. É bom entretenimento juvenil e é um pouco mais que diversão. Rick Riordan dá uma roupagem contemporânea e recheada de ícones da cultura pop para os deuses do Olimpo e transforma os semideuses dramáticos e sofridos das lendas de antigamente em um bando de garotos e garotas em idade escolar, às voltas com super-poderes e questões da adolescência como primeiros amores e relacionamentos difíceis com os pais imortais (de certa forma, até uma certa idade, todos os pais parecem imortais aos olhos dos seus filhos, até que eles descobrem que pais também falham). A mistura, que a primeira vista parece que não dará boa liga, revela-se acertada e vai além de “fazer a garotada de hoje em dia se interessar pela mitologia clássica”).
https://mardehistorias.wordpress.com/2011/12/25/resenha-serie-percy-jackson-e-os-olimpianos/

Atividades ministradas em aulas de 50’, com atividades já com os minutos aproximadamente definidos.
Texto/xerox com trechos tirados do livro para atividades em sala de aula.

1ª AULA
Tema da aula: How Greek Mithology is related to current Super Heros and Pop Personalities
1. Warm up/Ensino reflexivo: Read the book of Rick Riordan and discuss the following questions with students.
Familiarizar os alunos sobre o assunto que será proposto em sala de aula, a técnica de ANTECIPAÇÃO.
Usar PALAVRAS–CHAVES no texto para localizar o que será discutido.
Mencionar os gêneros textuais que serão utilizados e dependendo do público alvo, utilizar o tipo de linguagem que é parte de tal comunidade.

Let’s Talk About Greek Mithology:
Every hero is a demigod, but not every demigod is a hero;
Give current examples of Pop personalities comparing them with Greek Gods.

2. Estratégia
Introdução ao tema
Aproveitando o gancho de se usar um livro de uma série para o ensino de literatura sobre a mitologia grega em inglês em sala de aula, agora será proposta uma atividade de reflexão sobre a questão de que todo herói pode ser um semi-deus, mas nem todo semi-deus pode ser um herói.
Nessa atividade, por intermédio do professor, alunos lerão e interpretarão um texto onde serão trabalhadas as seguintes habilidades: compreensão auditiva, leitura, aprimoramento da pronúncia das palavras, aquisição de vocabulário, introdução do SIMPLE PAST (verbos regulares e irregulares) e compreensão de texto.

3. Desenvolvimento da aula:
O professor fará leitura pausada do texto junto com os alunos, auxiliando-os na compreensão do texto, na pronúncia das palavras que desconheçam, explicando significado de palavras e verbos, e até mesmo traduzindo o texto para que todos tenham uma compreensão plena das ideias apresentadas.
Sempre com comunicação direta, através de artigos, reportagens, isto é, material autêntico e com materiais de diferentes formatos (multimodais), sendo digital, auditivo, etc.

4. Atividade
Cada aluno deverá circular 3 verbos no SIMPLE PAST que não conhecem e anotar seu significado para apresentar à sala durante atividade que acontecerá no final.
Após esta atividade de leitura e aquisição de vocabulário, a proposta é aproximar o tema à realidade do aluno. Ainda no tema mitologia grega, iremos abordar assuntos advindos da realidade atual como super heróis e personalidades pop e sua relação com a mitologia grega. É uma forma de atrair a atenção do aluno. Mesmo estando em uma aula de literatura, trazer temas que sejam próximos da cultura e realidade do aluno, a fim de despertar seu interesse na aula. As questões levantadas fazem parte da intenção que se têm de alcançar o letramento crítico, ou seja, de formação cidadã.
Para essa atividade a técnica de SCANNING será a mais apropriada, como objetivo de ensinar o aluno buscar informações específicas no texto.
TEXTO:
In the beginning, the universe was full of darkness, which is known as Chaos to the Greeks. The first God, Chaos created Gaea, the Earth. In the continuation, Gaea generated Uranus, the Sky and then, they got married.
From this union between two huge and powerful gods, they had 12 children, the titans. From that moment, the titans became powerful divine creatures and started to control the whole world. The hell, seas, oceans and heaven were ruled by the titans and their parents. The king of titans was Uranus.
However, the kingdom of all these deities was not full of peace. On the contrary, all of them fought continually. They created monsters that could be used against each other. Besides, one of the pillars of these families of divinities disguised her evil and anger. Gaea, the mother of titans, wanted to ruin her husband. In this context, the mother of all helped her last and most powerful son, Crones, to destroy the Uranus’ Kingdom and become the newest ruler.
Thus, Crones built an iron sickle to be used against his father. With this majestic weapon, the rebel son cut Uranus’ testicles and threw them away in the oceans. From Uranus’ blood and sperm, the goodness of love and beauty was born, Aphrodite. Then, Crones became the new King of titans and ruled the world.

https://www.englishexperts.com.br/forum/correcao-de-texto-em-ingles-sobre-mitologia-grega-t24232.html

5. Tema da aula 20’: Uso e emprego do verbo no SIMPLE PAST (verbos regulares e irregulares), com textos do livro sugerido;
Para essa atividade também será utilizada a técnica de SCANNING.
6. Explicação do tempo verbal SIMPLE PAST (verbos regulares e irregulares): Explicação conceitual e com uso de exemplos falados e escritos na lousa e apresentação dos verbos no SIMPLE PAST (regulares e irregulares) encontrados no texto inicial de leitura crítica.

Para esse nível de alunos, partimos do pressuposto que esse tempo verbal já foi explicado ou deveria ter sido no ensino fundamental II. Portanto os sons e a pronúncia já foram trabalhados anteriormente em sala de aula.

2ª AULA – Retomada do tempo verbal SIMPLE PAST (verbos regulares e irregulares), através de exercícios do livro didático em uso;
1)  Uso e introdução da ferramenta YOUTUBE,  os alunos em grupos criarão vídeos onde identificarão através desse vídeo o que foi ensinado e aprendido sobre mitologia grega e seres mitológicos, sala dividida em 2 grupos como em uma gincana, vídeos finalizados deverão ser postados em blogs também criados por esses grupos.
2) E como speaking finalizando com os grupos participantes interpretarão e narrarão trechos do livro – Percy Jackson e os Olimpianos, sugerindo aos grupos que se caracterizem com os personagens interpretados;
3) E finalizando com  HOMEWORK, uso do livro didático e também do CD anexo para os exercícios de SIMPLE PAST, para serem corrigidos na aula seguinte, como continuação do que foi ministrado em sala de aula.
4) Avaliação: A avaliação será continuada, o professor terá esse controle através da performance do aluno, anotada em planilhas de evolução individual.
Com atividades dos alunos observadas em sala de aula, nada imposto ou pré-determinado, mas na medida do possível que aconteça de forma natural e espontânea, bem como incluindo também as avaliações escritas.

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