Análise
Crítica do Livro Didático: Português Linguagens 2 (Editora Saraiva)
O livro
didático analisado trabalha a linguagem e seu uso. Ele aborda temas sociais e
de exercício da cidadania, consolidando através de seu conteúdo não só todo o
conhecimento técnico-científico, mas também o ético e racional, como é exigido
pelo PNLD que busca voltar o ensino dos alunos do ensino médio para o futuro
profissional e/ou escolarização de nível superior, contribuindo para a inserção
deles nesta sociedade.
O
capítulo de literatura sobre o Romantismo no Brasil traz um resumo estrito e
generalizado das três gerações Românticas brasileiras. O enfoque do capítulo é
a primeira geração, mostrando ao aluno que apesar de ter sido Gonçalves de
Magalhães o primeiro a introduzir a fase romântica na literatura brasileira,
foi Gonçalves Dias quem deu forma à identidade nacional trazendo em seus poemas
a temática indianista, dando destaque para os poemas “Um Leito de Folhas Verdes”
e “I-Juca-Pirama”.
O
capítulo, apesar de curto, fala sobre os acontecimentos históricos que ocorreram
no país na mesma época do Romantismo brasileiro. Apesar de não aprofundar-se no
tema, o livro cumpre sua função de ensinar o aluno, usando informações curtas e
de fácil assimilação. As questões voltadas a esse capítulo tendem para a
compreensão e entendimento textual mais do que para o movimento romântico
literário em si.
O livro,
além de apresentar o conteúdo, também traz curiosidades e material para
complementar o tema apresentado, como sugestão de livros, filmes, links com
obras de autores estudados e até cita obras de arte, trabalhando assim com a
interdisciplinaridade.
OPINIÃO FINAL
A obra é interessante porque aborda os temas com uma linguagem bem acessível, e isso é importante porque nem todo aluno tem facilidade com a leitura para interpretar um assunto tão técnico e chio de referências externas como a literatura. Outro ponto positivo é justamente esse: a interdisciplinaridade que o livro traz, trabalhando com obras de arte, referências no cinema e na música também, trabalhando assim diferentes áreas e ampliando a percepção dos alunos, o que é muito importante. Como um todo, a obra é satisfatória e cumpre bem o que promete.
OPINIÃO FINAL
A obra é interessante porque aborda os temas com uma linguagem bem acessível, e isso é importante porque nem todo aluno tem facilidade com a leitura para interpretar um assunto tão técnico e chio de referências externas como a literatura. Outro ponto positivo é justamente esse: a interdisciplinaridade que o livro traz, trabalhando com obras de arte, referências no cinema e na música também, trabalhando assim diferentes áreas e ampliando a percepção dos alunos, o que é muito importante. Como um todo, a obra é satisfatória e cumpre bem o que promete.
UNIP Vergueiro – Letras (Licenciatura Português/Inglês) –
5º Sem.
Disciplina:
Literatura Portuguesa – Poesia
Nome: Aniele Macedo RA: C50DHD-2
Nome: Nathalia Marques F. Santos RA: C582FI-2
Nome: Maria de Fátima O. C.
Moraes RA: B73776-0
Nome: Tayná Trombin Silva RA: C655DC-6
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Palavras de baixo calão, desrespeitosas ou preconceituosas não serão aceitas e o comentário será deletado.