Proposta de atividade vinculada à disciplina Literatura Portuguesa: Poesia , sob a orientação da Profª Lígia Menna e coordenação da Drª. Joana Ormundo, do curso de Letras da UNIP, campus Vergueiro, São Paulo.
INTEGRANTES:
Aniele Macedo C50DHD-2
Maria de Fátima O. de Carvalho Moraes B73776-0
Nathália Marques Fernandes Santos C582FI-2
Tayná Trombin da Silva C655DC-6
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Aniele Macedo C50DHD-2
Maria de Fátima O. de Carvalho Moraes B73776-0
Nathália Marques Fernandes Santos C582FI-2
Tayná Trombin da Silva C655DC-6
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Neste projeto, usaremos como base o livro anteriormente citado e pediremos aos alunos para que tirem do texto críticas que o autor fez sobre as pessoas e as relacionem com a postura adotada pelas pessoas que estão inseridas em seu círculo social.
Para avaliarmos os alunos, será solicitado a eles que postem diariamente suas idéias, comparações e críticas através de um grupo na rede social Facebook, para que assim os colegas possam ver em tempo real as opiniões uns dos outros e interagirem entre si.
Após essa primeira etapa do Projeto, entraremos na “Fase II”, na qual criaremos um debate em aula para expor as opiniões dos alunos frente a frente, onde eles poderão mostrar vídeos, trechos do livro ou de outros textos, ou até mesmo músicas que os ajudem a expressar e comprovar suas opiniões.
Como conclusão do Projeto, a “Fase III” terá como base uma reformulação do texto original do livro. Juntos, os alunos irão reescrever a história com base em todos os argumentos anteriormente relatados e, a partir disso, criarão todo um enredo para o roteiro de uma peça de teatro a ser apresentada para a escola, de forma que contenha tanto o contexto do livro como a crítica de cada aluno, seja esta de forma implícita ou explícita.
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Introdução
Voltado ao ensino de Literatura Portuguesa para alunos do Ensino Médio regular, este projeto busca trabalhar o ensino da Literatura utilizando formas tecnológicas como redes sociais, de forma que os alunos possam ampliar seu conhecimento sobre a Literatura Portuguesa, assim como seu senso crítico perante as diversas situações da atualidade, que por vezes, se comparam às grandes histórias literárias.
Objetivos
⦁ Modificar a forma tradicional do ensino de Literatura Portuguesa em escolas, utilizando a interação virtual por via de redes sociais (ensino com as novas tecnologias);
⦁ Incentivar os alunos a terem um senso crítico a respeito da sociedade na qual estão inseridos atualmente;
⦁ Apresentar as evoluções ocorridas na língua, trabalhando com o português arcaico e sua forma anterior, o galego-português;
⦁ Aprimorar o processo de ensino aprendizagem.
Justificativa
É necessário que os docentes estejam aptos e preparados para as mudanças tecnológicas que o mundo globalizado apresenta. Sendo assim, nosso projeto é necessário para as escolas que optem pela visão global e tecnológica de ensino em redes sociais como meio de aprendizado, porque este será eficaz e essencialmente necessário para que o aluno aprenda melhor.
Temos que admitir a necessidade das redes sociais no plano educacional, o que torna nosso projeto de extrema valia no que se refere à prática de ensino por meio destas, cientes que tanto docentes quanto alunos necessitam cada dia mais viver esse novo modo diversificado e rico para assimilar o aprendizado.
Metodologia
Este projeto, cujo tema é “O Ensino da Literatura e as Novas Tecnologias”, tem como objetivo usar livros do autor português Gil Vicente, como o livro “Farsa de Inês Pereira”, por exemplo, para incentivar os alunos do Ensino Médio a terem um senso crítico a respeito da sociedade na qual estão inseridos atualmente e, para tanto, usaremos as Três Fases abaixo para o desenvolvimento deste.
Fase I – A Leitura e o Entendimento
Durante a leitura do livro “Farsa de Inês Pereira” os alunos deverão postar diariamente suas ideias, comparações e críticas através de um grupo na rede social Facebook, para assim os colegas verem em tempo real as opiniões uns dos outros e interagirem entre si.
Fase II – O Debate
Após a conclusão da primeira etapa do Projeto, será realizado um debate em aula para que os alunos discutam as evoluções ocorridas na língua, desde o português arcaico e sua forma anterior, o galego-português até o português atual, assim como para exporem suas opiniões frente a frente, onde eles poderão mostrar vídeos, trechos do livro ou de outros textos, ou até mesmo músicas que os ajudem a expressar e comprovar suas opiniões.
Fase III – O Desfecho
A base da conclusão deste Projeto é uma reformulação do texto original do livro. Juntos, os alunos irão reescrever a história com base em todos os argumentos anteriormente relatados e, a partir disso, criarão todo um enredo para o roteiro de uma peça de teatro a ser apresentada para a escola, de forma que contenha tanto o contexto do livro como a crítica de cada aluno, seja esta de forma implícita ou explícita.
Referências bibliográficas
⦁ http://revistaescola.abril.com.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml
⦁ http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000111.pdf
⦁ http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/farsa-ines-pereira-resumo-obra-gil-vicente-700290.shtml
⦁ http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/03/farsa-de-ines-pereira-gil-vicente.html
⦁ http://www.estudopratico.com.br/vida-e-obra-de-gil-vicente/
⦁ http://www.gilvicente.eu/autos/ordem.html
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DISCUSSÕES VINCULADAS AO PROJETO:
Muito legal o trabalho de vocês :) Acredito que a Farsa de Inês Pereira seja ótima para trabalhos em sala de aula, principalmente em forma de Teatro.
ResponderExcluirRegiane
Acho que a base que fizemos está ótima, mas acho que podíamos acrescentar uma interação maior dos alunos com os livros do Gil Vicente, fazer com que a peça seja feita não só com o livro da Inês Pereira, mas também com outras obras dele, unindo as obras, pois acredito que assim, além de aumentar o conhecimento deles com relação ao autor em questão, também estimularia maiores níveis de criatividade para conseguirem fazer a união dessas obras, o que é excelente para o desenvolvimento dos alunos. Eu já fiz isso uma vez na época de escola, não com os livros do Gil Vicente, mas com livros de diferentes autores, com histórias completamente diferentes e deu muito certo. Acho que seria uma boa. O que vocês acham?
ResponderExcluirNathalia Marques.
Concordo com você Nathalia. Este projeto sugere muitos outros através da criatividade de cada professor. Somado então à interação dos alunos, acredito que teremos muito mais ideias para que surjam novas propostas.
ExcluirAchei esse site. Tem várias peças do autor, pode ser um ótimo incentivo para os alunos e até mesmo para nós futuros professores.
ResponderExcluirhttp://www.citi.pt/gilvicenteonline/flash/index.html
Nathalia Marques.
Olá, pessoal. A ideia é boa. Agora precisam "alimentar" o blog, ok?
ResponderExcluirTenham um bom trabalho.
A gente pode também incitar a leitura de várias versões das peças. Ler a versão comum, uma adaptada e, uma que eu achei recentemente, que é em quadrinho. Tem nesse link aqui: http://www.editorapeiropolis.com.br/livro/?id=266 e é legal porque é uma coisa que tá na em alta e as ilustrações ajudam a entender melhor algumas partes, sem contar que a linguagem é mais facilitada. Eles não precisam fazer nada, nenhum trabalho produzindo um quadrinho, não acho necessário, só ler mesmo as várias versões e adaptações, e é legal fazer isso com coisas mais atuais.
ResponderExcluirAniele Macedo
Que Ótima ideia Aniele! Tenho certeza que nos surpreenderemos com a criatividade desta turma tão na frente de tudo.
ExcluirAdorei, Aniele!!! Achei muito interessante as ilustrações e acho que seria uma boa forma de chamar atenção do aluno também, é mais atual e divertido. Muito legal!!!
ResponderExcluirNathalia Marques
Olá, pessoal.
ResponderExcluirAcrescentem mais conteúdo e o plano de aula.