Pages - Menu

Projeto APS - Literatura Portuguesa: Poesia

 Proposta de atividade vinculada à disciplina Literatura Portuguesa: Poesia , sob a orientação da Profª Lígia Menna e coordenação da Drª. Joana Ormundo, do curso de Letras da UNIP, campus Vergueiro, São Paulo.
INTEGRANTES:
Aniele Macedo   C50DHD-2
Maria de Fátima O. de Carvalho Moraes   B73776-0
Nathália Marques Fernandes Santos   C582FI-2
Tayná Trombin da Silva   C655DC-6

oOo

 Nosso projeto, cujo tema é “O Ensino da Literatura e as Novas Tecnologias”, tem como objetivo usar livros do autor português Gil Vicente, como o livro A Farsa de Inês Pereira, por exemplo, para incentivar os alunos a terem um senso crítico a respeito da sociedade na qual estão inseridos atualmente.
 Neste projeto, usaremos como base o livro anteriormente citado e pediremos aos alunos para que tirem do texto críticas que o autor fez sobre as pessoas e as relacionem com a postura adotada pelas pessoas que estão inseridas em seu círculo social.
 Para avaliarmos os alunos, será solicitado a eles que postem diariamente suas idéias, comparações e críticas através de um grupo na rede social Facebook, para que assim os colegas possam ver em tempo real as opiniões uns dos outros e interagirem entre si.
 Após essa primeira etapa do Projeto, entraremos na “Fase II”, na qual criaremos um debate em aula para expor as opiniões dos alunos frente a frente, onde eles poderão mostrar vídeos, trechos do livro ou de outros textos, ou até mesmo músicas que os ajudem a expressar e comprovar suas opiniões.
 Como conclusão do Projeto, a “Fase III” terá como base uma reformulação do texto original do livro. Juntos, os alunos irão reescrever a história com base em todos os argumentos anteriormente relatados e, a partir disso, criarão todo um enredo para o roteiro de uma peça de teatro a ser apresentada para a escola, de forma que contenha tanto o contexto do livro como a crítica de cada aluno, seja esta de forma implícita ou explícita.


oOo

 Introdução
 Voltado ao ensino de Literatura Portuguesa para alunos do Ensino Médio regular, este projeto busca trabalhar o ensino da Literatura utilizando formas tecnológicas como redes sociais, de forma que os alunos possam ampliar seu conhecimento sobre a Literatura Portuguesa, assim como seu senso crítico perante as diversas situações da atualidade, que por vezes, se comparam às grandes histórias literárias.

Objetivos
⦁ Modificar a forma tradicional do ensino de Literatura Portuguesa em escolas, utilizando a interação virtual por via de redes sociais (ensino com as novas tecnologias);

⦁ Incentivar os alunos a terem um senso crítico a respeito da sociedade na qual estão inseridos atualmente;

⦁ Apresentar as evoluções ocorridas na língua, trabalhando com o português arcaico e sua forma anterior, o galego-português;

⦁ Aprimorar o processo de ensino aprendizagem.

 Justificativa
 É necessário que os docentes estejam aptos e preparados para as mudanças tecnológicas que o mundo globalizado apresenta. Sendo assim, nosso projeto é necessário para as escolas que optem pela visão global e tecnológica de ensino em redes sociais como meio de aprendizado, porque este será eficaz e essencialmente necessário para que o aluno aprenda melhor.
Temos que admitir a necessidade das redes sociais no plano educacional, o que torna nosso projeto de extrema valia no que se refere à prática de ensino por meio destas, cientes que tanto docentes quanto alunos necessitam cada dia mais viver esse novo modo diversificado e rico para assimilar o aprendizado.

 Metodologia
 Este projeto, cujo tema é “O Ensino da Literatura e as Novas Tecnologias”, tem como objetivo usar livros do autor português Gil Vicente, como o livro “Farsa de Inês Pereira”, por exemplo, para incentivar os alunos do Ensino Médio a terem um senso crítico a respeito da sociedade na qual estão inseridos atualmente e, para tanto, usaremos as Três Fases abaixo para o desenvolvimento deste.

 Fase I – A Leitura e o Entendimento

 Durante a leitura do livro “Farsa de Inês Pereira” os alunos deverão postar diariamente suas ideias, comparações e críticas através de um grupo na rede social Facebook, para assim os colegas verem em tempo real as opiniões uns dos outros e interagirem entre si.

 Fase II – O Debate

 Após a conclusão da primeira etapa do Projeto, será realizado um debate em aula para que os alunos discutam as evoluções ocorridas na língua, desde o português arcaico e sua forma anterior, o galego-português até o português atual, assim como para exporem suas opiniões frente a frente, onde eles poderão mostrar vídeos, trechos do livro ou de outros textos, ou até mesmo músicas que os ajudem a expressar e comprovar suas opiniões.

 Fase III – O Desfecho

 A base da conclusão deste Projeto é uma reformulação do texto original do livro. Juntos, os alunos irão reescrever a história com base em todos os argumentos anteriormente relatados e, a partir disso, criarão todo um enredo para o roteiro de uma peça de teatro a ser apresentada para a escola, de forma que contenha tanto o contexto do livro como a crítica de cada aluno, seja esta de forma implícita ou explícita.

 Referências bibliográficas
⦁ http://revistaescola.abril.com.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml

⦁ http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000111.pdf

⦁ http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/farsa-ines-pereira-resumo-obra-gil-vicente-700290.shtml

⦁ http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/03/farsa-de-ines-pereira-gil-vicente.html

⦁ http://www.estudopratico.com.br/vida-e-obra-de-gil-vicente/

⦁ http://www.gilvicente.eu/autos/ordem.html

oOo

 DISCUSSÕES VINCULADAS AO PROJETO:

9 comentários:

  1. Muito legal o trabalho de vocês :) Acredito que a Farsa de Inês Pereira seja ótima para trabalhos em sala de aula, principalmente em forma de Teatro.

    Regiane

    ResponderExcluir
  2. Acho que a base que fizemos está ótima, mas acho que podíamos acrescentar uma interação maior dos alunos com os livros do Gil Vicente, fazer com que a peça seja feita não só com o livro da Inês Pereira, mas também com outras obras dele, unindo as obras, pois acredito que assim, além de aumentar o conhecimento deles com relação ao autor em questão, também estimularia maiores níveis de criatividade para conseguirem fazer a união dessas obras, o que é excelente para o desenvolvimento dos alunos. Eu já fiz isso uma vez na época de escola, não com os livros do Gil Vicente, mas com livros de diferentes autores, com histórias completamente diferentes e deu muito certo. Acho que seria uma boa. O que vocês acham?

    Nathalia Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Nathalia. Este projeto sugere muitos outros através da criatividade de cada professor. Somado então à interação dos alunos, acredito que teremos muito mais ideias para que surjam novas propostas.

      Excluir
  3. Achei esse site. Tem várias peças do autor, pode ser um ótimo incentivo para os alunos e até mesmo para nós futuros professores.

    http://www.citi.pt/gilvicenteonline/flash/index.html

    Nathalia Marques.

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal. A ideia é boa. Agora precisam "alimentar" o blog, ok?
    Tenham um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. A gente pode também incitar a leitura de várias versões das peças. Ler a versão comum, uma adaptada e, uma que eu achei recentemente, que é em quadrinho. Tem nesse link aqui: http://www.editorapeiropolis.com.br/livro/?id=266 e é legal porque é uma coisa que tá na em alta e as ilustrações ajudam a entender melhor algumas partes, sem contar que a linguagem é mais facilitada. Eles não precisam fazer nada, nenhum trabalho produzindo um quadrinho, não acho necessário, só ler mesmo as várias versões e adaptações, e é legal fazer isso com coisas mais atuais.
    Aniele Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Ótima ideia Aniele! Tenho certeza que nos surpreenderemos com a criatividade desta turma tão na frente de tudo.

      Excluir
  6. Adorei, Aniele!!! Achei muito interessante as ilustrações e acho que seria uma boa forma de chamar atenção do aluno também, é mais atual e divertido. Muito legal!!!

    Nathalia Marques

    ResponderExcluir
  7. Olá, pessoal.
    Acrescentem mais conteúdo e o plano de aula.

    ResponderExcluir

Palavras de baixo calão, desrespeitosas ou preconceituosas não serão aceitas e o comentário será deletado.