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APS - Linguística (2ª parte)

 Chomsky defendia a existência de uma gramática universal, uma parte da língua que já era inata ao homem e lhe permitia fazer uso da mesma com ainda pouco tempo de vida. Piaget defendia a aprendizagem pela repetição, mas Chomsky discordava, porque assim precisaríamos repetir muitas vezes todas as fases existentes na língua portuguesa para aprendermos, e isso levaria quase uma vida toda. A questão da aquisição da linguagem é como o indivíduo falante de determinada língua consegue estruturar e saber quando uma frase não é própria de sua língua (agramatical) sem necessariamente ter aprendido isso na escola, o que nos mostra que há um conhecimento internalizado, e é a ele que daremos foco.

LICENCIATURA - PLANO DE AULA

I. EMENTA
Desencadear no aluno e percepção de que ele possui um conhecimento linguístico prévio, que lhe é inato, e que ele faz uso diariamente, utilizando a gramática descritiva para apresentar diversos exemplos.

II. OBJETIVOS
Objetivos gerais:
Desmistificar o conceito do aluno sobre a dificuldade que ele atribui à compreensão da Língua Portuguesa e mostrar que ele já possui um conhecimento da mesma que o permite, além de se comunicar, identificar uma frase existente ou não no sistema.

Objetivos específicos:
1- Transmitir ao aluno a noção do que é a gramática intuitiva do falante e fazer com que ele obtenha a compreensão de como ela é desenvolvida;
2- Ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades de expressão para que assim ele possa adquirir mais confiança e prazer ao utilizar os recursos de seu idioma.

III. MATERIAL DE AULA
Texto base: BAGNO, M. "Mito nº 3" In: Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999. 

IV. AVALIAÇÃO
Duas provas bimestrais (zero à dez).
A média final será dada pela soma e divisão das respectivas atividades avaliativas.

V. RECURSOS METODOLÓGICOS 
Aulas dialogadas;
Leitura e discussão do texto.


INTEGRANTES:
Nathália Marques   C582FI-2
Deborah Metastaine   C7181I-9
Aniele Macedo   C50DHD-2
Lindalva Moderno   T64626-0


                      oOo


BACHARELADO - PESQUISA


APRESENTAÇÃO:
Este relatório diz respeito ao tema seis, texto base: Santos, R. “Aquisição da Linguagem” In: Fiorin, J. L Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2011.

INTRODUÇÃO:
“O tema em apreço põe em confronto quatro realidades: Língua, cultura, identidade, povo; na verdade, todas irremediavelmente indissociáveis. O povo tem uma identidade, que resulta dos traços manifestados em sua cultura, a qual, por sua vez, se forja e se expressa pela mediação das linguagens, sobretudo da linguagem verbal.(...) Os paradigmas teóricos que tentaram isolar língua e povo, por exemplo, ou língua e cultura, serviram a outros objetivos que não o de dar conta da real natureza da linguagem, na sua abrangência de sistema de signos em uso, para fins da interação social.” 1

OBJETIVO DE PESQUISA:
Discutir como a influência da cultura está envolvida no desenvolvimento da aquisição da linguagem do tradutor. Distinguindo língua, linguagem e comunicação.

OBJETIVO E METODOLOGIA DA PESQUISA:
Relacionar o trabalho de tradução com a cultura em que a língua está contida, um adicional, o conhecimento prévio dos princípios da aquisição da língua a ser utilizada. O Desenvolvimento da língua, a sua Estrutura silábica, fonológica o estudo dos sons. A Casuatividade, os verbos de realização, que definem o comportamento e o aprendizado da língua. Conexionismo, associado a entrada e saída de informações. Racionalismo, hipótese gerativa a linguagem cognitiva e/ou mecanismo responsável por outras formas de aprendizado. Inatismo, proposta de que o ser humano é dotado de uma gramática inata. E por último o Construtivismo, ligada a cognição e a interação. Ampliando assim o seu conhecimento, o do tradutor, da língua a ser utilizada em seus trabalhos.

Referência Bibliográfica
1-    Antunes, Irandé; Língua, texto e ensino, São Paulo, Parábola Editorial, 2009, pg 19



INTEGRANTES:
Tae Numata    C61EBJ-4

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