Pages - Menu

Análise da Conversação para Teorias do Texto

 Nosso trabalho de análise da conversação, supervisionado pela coordenadora Joana Ormundo, tomando as informações do livro "Análise da Conversação" de Luiz Antônio Marcuschi como base, é parte da matéria Teorias do Texto e tem como finalidade a transcrição de uma fala espontânea.
 No áudio abaixo ouve-se uma moça (K) de 24 anos, nascida em Sergipe, contando uma história infantil (a da Chapeuzinho Vermelho) em uma tarde descontraída de sábado, a pedido de uma integrante do nosso grupo. Nota-se em sua fala muitos vícios de linguagem, muitas expressões próprias de sua região e muitas repetições e hesitações, características da língua falada.



Transcrição:

K.: Chapeuzinho é uma é uma menina que (+) é (+) tem uma vó que mora ni uma ni um ni um povoado ni um ni uma roça (+) ni uma floresta na verdade, aí ela pega/ essa vó mora longe do cabrunco né'' aí ela tem que ir lá e visitar a vó e::: leva os docinho porque a vó tá doente, aí ela pega vai e::: (+) a estrada que leva (+) até a casa da vó é (+) mora perto um lobo que fica pastorando quem passa ou não pra comer a pessoa ou, aí ela pega e (+) e ele pega o lobo vigiando/ começa a vigiar a Chapeuzinho/ começa a ver que ela sempre vai pra casa da vó e tal, aí (+) uma uma um um dia ele tem uma uma ideia boa e:: ele pega e:: entra/ invade a casa da vó e come a vó e se disfarça da vó aí pega é e (+) começa a fazer as perguntas Chapeuzinho que o que é isso'' né'' a Chapeuzinho que fica perguntando vovó que olho do cabrunco é esse'' é (+) vovó que boca da peste é essa'' vovó que cabrunco que cê tem na orelha que é grande'' aí vai pega e ele diz lá netinha é por isso e por aquilo e depois ele pega e come a Chapeuzinho Vermelho.

Um comentário:

  1. A proposta inicial da atividade consistiu em estabelecer a relação entre teoria e prática. A análise da conversação consistiu em uma das possibilidades de estabelecer a relação proposta. No decorrer do curso, vocês serão convidados a aprofundarem perspectivas teóricas da área de linguagem e sociedade e usarão o espaço do blog, as atividades práticas e a reflexão de como essas discussões contribuirão para compreenderem como a linguagem é configurada em situações concretas de uso da língua e seus processos de construção de sentido. Bom trabalho a todos!

    ResponderExcluir

Palavras de baixo calão, desrespeitosas ou preconceituosas não serão aceitas e o comentário será deletado.